PLUS/TROCAS: Funcionamento do Sistema de Troca do Skoob

PLUS? Quero ser, como faço?

Fazer parte do grupo de troca de livros – Plus do Skoob abre um universo de possibilidades em adquirir obras que você sempre quis, mas não teve a oportunidade de conseguir. Organizamos uma pequena explicação para te auxiliar a também fazer parte desse mundo.

Para começar a usar o sistema de trocas pelo Skoob, deve-se ter uma conta e estar logado no site. O aplicativo ainda não realiza esse processo.

 É necessário atualizar seu perfil para o PLUS e isso acontece de forma totalmente gratuita. Basta clicar na seta localizada ao lado da opção “explorar” na barra superior do site. Após, clique em “PLUS – TROCAS”.

Uma tela com as regras e passo a passo abrirá. É importante ler com bastante atenção para ficar por dentro de todo o processo.

PLUS AMARELO E PLUS AZUL

Todo usuário terá primeiro o perfil como PLUS Amarelo, e terá que enviar livros para conseguir créditos, para depois, fazer suas próprias solicitações. Após ter enviado 2 (dois) livros, o seu perfil passará automaticamente para PLUS Azul.

SELECIONAR LIVROS PARA A TROCA:

Após ler e aceitar os termos e condições, o próximo passo é clicar na sua estante de TENHO e selecionar o livro que você deseja disponibilizar para troca. Clique no sinal de “+” que aparece todas as vezes que o cursor do mouse passa pelo livro.

Abaixo da imagem do livro, aparece um sinal de círculo formado por setas. Clique para ativar e em seguida clique em “editar para troca”.

Abrirá uma tela com espaços para adicionar informações sobre o livro. Esses dados servem para quem for solicitar seu livro possa ter uma visão real do estado em que você disponibilizará. Insira uma foto e descreva de forma sincera o estado do livro. Ex: Livro sem marcas de uso, orelhas ou destaques de caneta e lápis.

Em seguida, preencha uma das partes mais importantes: Créditos.

QUANTOS CRÉDITOS POSSO PEDIR POR UM LIVRO?

Você pode escolher 1 ou 2 créditos por livro na troca.

Vale frisar que livros que valem 2 créditos são os novos, de capa dura, edições especiais, lançamentos e que geralmente se encontram no mercado por um preço mais alto.

Livros que possuem marcas, mesmo que pequenas, valem 1 crédito. Vale RESSALTAR que a pessoa que for trocar tem total liberdade de aceitar ou não a troca.

 Em seguida, salve as alterações e seu livro estará disponível na busca dos usuários.

Independente de quantos livros você queira incluir na troca, esse processo deve ser realizado de forma individual, ou seja, um por um.

Após o procedimento, seus livros aparecerão na estante de trocas.

RECEBI UMA SOLICITAÇÃO DE TROCA, E AGORA?

Todas as vezes que alguém solicitar seu livro, um e-mail será enviado para te informar do pedido.

Basta entrar em seu perfil do plus e clicar em “Recebidas” localizado na barra de menu posicionada em baixo da miniatura da sua foto. Você tem a opção de aceitar ou recusar o pedido de troca. Lembrando que você possui o prazo de 48 horas para aceitar o pedido de troca. Se passar desse prazo, a pessoa que solicitou pode cancelar o pedido. E quando você acessar o e-mail posterior às 48 horas, o mesmo poderá não estar mais visível.

Após aceitar a solicitação, o endereço para o qual deve ser enviado ficará disponível. Lembrando que você terá 5 dias corridos disponíveis para fazer o envio do livro da troca aceita.

Se passar desse prazo, a pessoa que solicitou também poderá cancelar o pedido de troca.

Dicas para te ajudar a evitar transtornos:

• Sempre entre em contato por meio de mensagem com quem solicitou seu livro confirmando o endereço e também uma possível data de envio. Isso evitará que a pessoa cancele o pedido após você ter realizado o envio e faz com que evitemos mandar o livro para um endereço que já não é mais da pessoa, por exemplo.

• Lembre de antes de colocar na embalagem definitiva (envelope pardo, caixa, etc) embalar os livros de uma forma bem segura. Indicamos que envolva a obra com um plástico que pode ser o bolha ou até mesmo o papel filme. Esse procedimento impede que estrague caso molhe no processo de envio. Isso também conta na hora em que o solicitante for avaliar o seu envio.

QUAL O TIPO DE ENVIO JUNTO AOS CORREIOS?

Após esse procedimento, você deve ir ao correio e pedir um envio de “módico” que é um tipo de transação que o próprio correio realiza para impressos, ou seja, livros, revistas, HQs.

SEGURO NOS CORREIOS É IMPORTANTE! Mesmo na opção do MÓDICO é possível registrar um seguro nos correios. Caso haja algum problema de extravio, você será ressarcido pelos correios.

Não se preocupe que os valor para colocar seguro no livro costuma ser bem baixo.

Esse tipo de procedimento toma como base somente o peso do livro e costuma ser até mais em conta do que se fosse realizar o envio pelo procedimento de PAC.

No envio módico, você receberá um código de rastreio que deve ser inserido no espaço que se encontra na sua tela de trocas no respectivo livro.

COMO INSERIR O RASTREIO NA TROCA?

INSERIR O RASTREIO É MUITO IMPORTANTE! Pois aponta em que situação anda o procedimento de entrega, situando assim os envolvidos na troca.

Uma vez realizado o passo a passo, basta esperar o solicitante receber o livro e clicar em recebido. Quando isto acontecer, você receberá um e-mail informando que o processo foi concluído e que agora, você pode avaliar sua experiência no envio.

No seu perfil de PLUS, as trocas aparecerão com o status concluído e ao lado o botão de avaliar estará disponível. Clique nele e escreva sua avaliação. Após isso, seus créditos estarão disponíveis para que você possa fazer um pedido de troca.

TENHO AVALIAÇÕES PENDENTES E NÃO POSSO FAZER TROCA?

ATENÇÃO! O sistema não vai permitir que você faça trocas, se tiver avaliações pendentes (sejam elas de livros enviados ou livros recebidos).

Vá em EXPLORAR > PLUS/TROCA > SOLICITAÇÕES (Enviadas e Recebidas) para poder avaliar as trocas pendentes.

JÁ TENHO OS CRÉDITOS. COMO FAÇO PARA SOLICITAR UMA TROCA?

Há três formas de realizar pedidos:

• Marcando um livro como desejado. Fazendo isso, você receberá, no exato momento que um livro for colocado para troca, um e-mail te informando que a obra está disponível. Mas corre, porque a provável concorrência pelo mesmo livro é alta e da mesma forma que você deseja ele, outros usuários também. Então quem chegar primeiro, leva.

• No seu perfil de trocas, há uma opção na barra vertical posicionada abaixo da sua foto chamada de “sugestões”. Clique ali e verá todas as opções que outros usuários disponibilizaram para troca.

• No mesmo perfil, há uma terceira opção que é a de “livros recentes” e também terá acesso a todos que estão disponíveis.

Uma dica: É importante verificar a frequência de uso de quem colocou para troca no Skoob para não correr o risco de ficar muito tempo sem retorno. Verifique também a localidade e reputação das pessoas para evitar transtorno. Veja:

Após ter escolhido o livro, clique em “solicitar” e aguarde a resposta da pessoa.

DEPOIS DE SOLICITADA A TROCA SE O USUÁRIO NÃO ACEITAR EU PERCO MEUS CRÉDITOS?

NÃO!

Se a pessoa não aceitar a troca, o crédito retorna para você. O usuário tem até 48 horas para dar uma resposta de aceitação ou de negação. Se passar desse prazo e a pessoa não der nenhuma resposta, o Skoob libera o botão cancelar para o solicitante da troca.

Após cancelado, o crédito retorna pra você que solicitou.

O USUÁRIO ACEITOU A TROCA E AGORA?

Após a solicitação ser aceita, a pessoa que colocou o livro na troca, precisa enviar o mesmo em até 5 dias corridos e marcar o livro como enviado. Se isso não ocorrer, um botão de cancelar também aparecerá pra você permitindo o cancelamento da troca e a devolução do crédito do solicitante.

Mas é sempre bom entrar em contato com a pessoa antes de cancelar, pra ter certeza se a pessoa já não te enviou o livro e só esqueceu de marcar como enviado.

viado.

Depois de enviado, aguarde o livro chegar até você e será sua vez de avaliar a troca.

Caso você não possua créditos suficientes e queira solicitar um livro, há a possibilidade de comprar créditos, se atente para as regras e realize a compra.

QUERO COMPRAR CRÉDITOS, COMO FAÇO?

Se você não possui créditos suficientes para trocar livros, o Skoob disponibiliza uma opção de comprar os créditos. No seu perfil do PLUS, em baixo da sua foto, há uma coluna com tópicos para que envolvem o assunto trocas. Uma das últimas opções é “Precisa de mais créditos?” Clicando ali, uma tela se abrirá para permitir a compra.

É importante lembrar que assim como tudo, a compra de créditos também possui algumas regrinhas, leia com atenção cada uma delas antes de finalizar seu pedido. Saber como funciona fará que futuros transtornos e mal entendidos sejam evitados.

QUAL O PRAZO PARA ENTRAR O CRÉDITO APÓS A COMPRA?

PAGOS POR BOLETO – Prazo de até 2 dias úteis (após o pagamento).

PAGOS POR CARTÃO DE CRÉDITO – Prazo de até 12 horas úteis (após o pagamento)

Fiquem atentos (as) para perceberem exatamente quando seus créditos forem disponibilizados!

RECAPITULANDO PRAZOS DO SISTEMA DE TROCA

– O usuário que receber uma solicitação terá até 48 horas para responder se aceita ou recusa a solicitação.
– Aceitando a solicitação, o usuário terá até 5 (cinco) dias corridos para realizar o envio do livro.
– Sempre envie ao destinatário o código de rastreio dos correios.
– Os créditos envolvidos em uma solicitação serão descontados do solicitante no momento da solicitação.
– O remetente só irá receber os créditos após o destinatário confirmar o recebimento do livro.
– O sistema não faz estorno de crédito em hipótese alguma, por este motivo, antes de fazer uma solicitação é muito importante verificar a qualificação do usuário.
– A negociação e solução dos problemas nas trocas devem ser tratado entre os envolvidos. Por isto, é sempre importante manter contato com quem solicitou ou com quem está oferecendo o livro na troca. CONVERSEM SEMPRE!

QUAIS SÃO OS CUSTOS DOS ENVIOS DOS LIVROS?

Se você está enviando o livro, quem paga os custos do correio é você. E, quando você for o solicitante do livro, quem pagará os custos será quem vai te mandar a obra.

São dois os tipos de envio que obrigatoriamente devem ser feitos cada vez que você for realizar uma troca, o Impresso Normal e Registro Módico.

– O Registro Módico é uma modalidade de registro dos Correios que é própria para livros, e que custa metade do registro convencional.

– O Impresso Normal é uma modalidade de postagem dos Correios que é própria para material impresso (inclusive livros), e que custa menos do que a modalidade Encomenda Normal, que é geralmente a opção utilizada para encomendas de todo o tipo. Além de ser mais barata, outra vantagem é que seu custo não varia geograficamente, o que é especialmente interessante para envios que envolvem localidades fora da região Sudeste, que via Encomenda Normal têm preços muitas vezes proibitivos e via Impresso Normal custam rigorosamente o mesmo do que custariam dentro dessa região.

Antes de enviar, verifique as melhores opções, os Correios disponibilizam uma forma chamada “Impresso Normal”, como entrega de 5 a 7 dias úteis, os valores são os mesmos para qualquer origem e destino dentro do Brasil. Consulte no link: (http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/ ).

https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/marketing-direto/impressos/impresso-normal

OBS: valores estimados para livros enviados na modalidade “Impresso Normal” e registrados através do ‘registro módico’ (modalidade de registro com 50% de desconto, válida especialmente para livros).

Este link traz a tabela de preços (por peso) do serviço .

POSSO VENDER LIVRO NA TROCA?

Absolutamente não!

Não são permitidos anúncios de venda de livro dentro do sistema de troca (PLUS). A descrição do sistema de troca foi feito para informar o estado do livro que encontra-se na troca.

O usuário que tem vontade de vender seus livros, não pode marcá-los como “troco”.

POSSO TROCAR LIVRO POR LIVRO NO SISTEMA DE TROCA?

Não! O sistema de troca foi feito para trocar livros por créditos. Caso deseje trocar livros por livros e você é um usuário PLUS, você precisará PAUSAR o livro na sua estante de troca, para que o mesmo não apareça entre as ofertas de livros dentro do sistema PLUS.

Atenção! Deixamos claro que não nos responsabilizamos por trocas de livro por livro.

COMO FAÇO PARA PAUSAR UM LIVRO NA TROCA?

Vá EXPLORAR > PLUS TROCA:

Depois clique na opção PAUSAR LIVROS (Se desejar pausar todos os livros, ou seja, pausar a sua estante de troca inteira, de uma única vez):

OU ESCOLHA O ÍCONE MEUS LIVROS para selecionar o livro que deseja pausar (unitariamente):

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O SISTEMA DE TROCAS?

Então, acesse nossa FAQ e verifique se a sua dúvida já foi respondida por lá: https://www.skoob.com.br/ajuda/faq/13

DITO TUDO ISSO, ÓTIMAS TROCAS À TODOS!

Comentários

Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.

Site Rodapé

Sidebar deslocada